“A virtude da Gula” em novo lançamento de Raul Lody

Informar é pouco, nesta onda globalizada da comida, e tudo leva ao mundo fashion, criativo e bizarro, num verdadeiro “circus” que se tornou a gastronomia, e onde cada vez mais é PRECISO PENSAR A COMIDA.

CONVITE A VIRTUDE DA GULA

O recente livro, A VIRTUDE DA GULA, do antropólogo, especialista em antropologia da alimentação, Raul Lody, que tem uma produção de mais de 60 livros publicados, e com pesquisas reconhecidas no Brasil, e em âmbito internacional, toca em questões conceituais e etnográficas que formam os cenários complexos dos processos culinários, e da comida como linguagem e expressão cultural.

Assim, Raul Lody prefere ser chamado de pensador da comida e da alimentação, pois compreender a comida enquanto um processo da cultura e da história é fundamental para os muitos e diferentes profissionais da comida, e de todos aqueles que fazem parte do processo produtivo do alimento.

A VIRTUDE DA GULA: PENSANDO A COZINHA BRASILEIRA, que tem o prefácio de Carlo Pretini, criador do movimento internacional Slow food; é uma publicação da Editora Senac São Paulo (2015); e também conta com fotografias de Jorge Sabino.

O livro, com 271 páginas, é a reunião de 87 artigos organizados nos seguintes  capítulos: Tudo que se destina à boca do homem; Uma cozinha à brasileira; Relações sociais à mesa; Feião & feijão; Sanduíches & Símbolos; Para beber e significar; Milho o cereal das Américas; Ritual e comensalidade; Pimenta & Pimentas; Á boca com axé; Os pequenos grandes prazeres.

O livro tem lançamento nacional na FLIP, em Paraty, no dia 03 de julho de 2015, na Casa Literária e Gastronômica Senac / CBL.

Anúncios